Não se trata de um modismo a inclusão de ciclovias dentro dos centros urbanos! Pois estas estão cada vez mais fazendo um cerco ao carro particular, em contra partida investindo mais na mobilidade urbana. Em Londres, por exemplo, já é cobrado pedágio à entrada de carros particulares em seus centros comerciais, empresariais… Enfim, em espaços urbanos onde há um maior fluxo do trânsito as ciclovias vieram para ficar e ser mais um item a somar para a diminuição da poluição sonora e atmosférica nas regiões metropolitanas. Com isso lutar contra as ciclovias é no mínimo uma atitude anti ecológica.
“É necessário saber o que queremos para a nossa cidade. E com certeza queremos que as pessoas estejam felizes. Viver em congestionamentos não é um exemplo do que planejamos para qualidade de vida.“
A logística para o deslocamento das pessoas nos centros urbanos requer uma melhoria, uma diversidade nos meios de transportes públicos, como – trens, metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), corredores de ônibus, barcas -, como também concessões à táxis. Trabalhando junto vem a inclusão das ciclovias e com elas às concessões para as bicicletas alugadas. Tudo convergindo para facilitar o dia a dia do cidadão junto com a diminuição do impacto ambiental que o aumento do trânsito ocasiona. Vale lembrar sempre de que: “Uma ciclista a mais numa ciclovia, é um carro a menos numa via urbana!“.
“De nada adianta aumentar estradas, construir pontes, abrir mais espaço. Só existe uma maneira de evitar congestionamentos: restringindo o uso de carros.”
Na cidade do Rio de Janeiro quando aos domingos algumas ruas e avenidas fecham-se ao trânsito, as ciclovias vieram ajudar na mobilidade também dos corredores ou apenas aos que apenas fazem caminhadas. As “bikes” ficam com mais liberdade no vai e vem. E como as ciclovias já estão com mais tempo por aqui, já há os que vão trabalhar de bicicleta.
“Melhorar ou não o trânsito de uma cidade só depende de uma coisa: decisão política.”
É uma pena que por ódio ao partido PT, há os que estão sendo contras a inclusão de ciclovias nos perímetros urbanos da capital paulista. A esses eu perguntaria: “Não pensam nessa equação: quanto mais ciclistas + quanto menos carros particulares nas ruas = é menos poluição do ar e sonora no dia a dia de vocês?“. É! Uma parada dura para o Prefeito Haddad (PT) esses contrários ao progresso. E como disse antes as ciclovias nos perímetros urbanos já são tendência mundial!
“As cidades sem carros não são uma ilusão hippie. Elas existem, e atraem mais turistas.“
“As cidades sem carros não são uma ilusão hippie. Elas existem, e atraem mais turistas.“
Que venham mais ciclovias!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Republicou isso em Eu Vivo a Melhor Idadee comentado:
O BRASIL ANDA MEIO ATRASADO QUANTO AO ASSUNTO
CurtirCurtido por 1 pessoa